Focalização

Focalização

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Hipnose em Doentes Terminais


Especialistas defendem o uso da hipnose para doentes terminais: o tratamento fortalece o sistema imunológico.

Autoridades dos mais importantes hospitais dedicados ao tratamento do cancro no Reino Unido pediram ao Ministro da Ciência da Escócia que invista nas experiências que investigam os benefícios da hipnose para os pacientes com doenças terminais.

Dois dos principais hospitais que lidam com tratamentos paliativos, o Marie Curie Cancer Care e o Macmillan Cancer Relief, acreditam que o tratamento pode reduzir a dor, aliviar o stress e até mesmo fortalecer o sistema imunológico dos portadores de câncer.

Seis hipnoterapeutas começaram a trabalhar com pacientes no hospital de Hunters Hill, da rede Marie Curie, em Glasgow, Escócia, e os dirigentes da instituição afirmam que, sem excepção, o tratamento tem trazido benefícios aos pacientes. Eles usam técnicas como “fortalecimento do ego” e “visualização” onde, em estado de transe, pode ser dito ao paciente que imagine as suas células cancerosas a serem destruídas por células saudáveis.

Entretanto, alguns oncologistas afirmam que muitos dos seus colegas se recusam a sancionar o tratamento dado que este campo é mal compreendido e muito pouco pesquisado. Susan Munroe, directora de operações para a Escócia do Marie Curie Cancer Care, afirmou que “em 100% dos casos, os pacientes relataram benefícios da hipnose”.

Dame Gill Oliver, do Macmillan Cancer Relief, também pede que maiores verbas sejam destinadas à pesquisa. “A hipnose devolve aos pacientes controle sobre seus corpos e podem ajudar as pessoas a lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia. Mais pesquisas sobre a hipnose são necessárias, bem como para outros tratamentos complementares”.

Num artigo publicado em Setembro do ano passado (Clinical Hypnosis in the Alleviation of Procedure-Related Pain in Pediatric Oncology Patients), Christina Liossi, psicóloga da Universidade de Gales, Swansea, demonstra como a hipnose pode ser eficaz na redução da dor relacionada com o cancro. No seu estudo, ela verificou que as crianças que foram acompanhadas com hipnose, afirmaram terem sentido menos dores relacionadas com o cancro. Indicou ainda ter havido uma evidência temporária de que a hipnose prolongou a vida dos pacientes, acrescentando: “Temos agora evidências suficientes para encorajar novos estudos”.

Fonte: SundayHerald.com

Sem comentários:

Enviar um comentário