Focalização

Focalização

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Hipnose e Anestesia em intervenções clínicas

A hipnose tem sido alvo de muitos e variados estudos, realçando a maioria destes estudos a mais valia da hipnose e a forma como ajudou os participantes em comparação com os tratamentos tradicionais.
Alguns destes estudos referem que a hipnose tem sido mais eficaz em termos de custo, quando comparado com outros métodos alternativos, (porém nem sempre os detalhes são discutidos nesses mesmos estudos).
A publicação Radiology, editou em 2002 um artigo sobre um estudo em que se focava a eficácia da hipnose em termos de custo/resultado, comparado com a anestesia, o estudo em causa foi realizado pela Harvard Medical School em 1999. A finalidade deste estudo foi comparar o custo dos produtos anestésicos usados durante tratamentos com pacientes de ambulatório com os mesmos custos usando também a hipnose.
No estudo em causa participaram 161 pacientes que se submeteram a intervenções vasculares e ou renais. Os participantes foram colocados aleatoriamente em dois grupos:
Um grupo composto por 79 participantes aos quais foi aplicada anestesia normal
Outro grupo composto por 82 participantes que foram submetidos a hipnose além do uso da anestesia análise de custos feita pelos pesquisadores foi desenvolvida tendo em conta as seguintes variáveis:
1) custo da hipnoterapia;
2) custo da sala durante a intervenção;
3) tempo gasto na observação do paciente após a intervenção;
4) custo das complicações devido à super-anestesia ou anestesia insuficiente.
Os resultados da análise de custos demonstraram que a anestesia com o uso da hipnose custa menos de 50% de uma anestesia normal. O valor médio praticado por anestesia/intervenção foi de 638 US$, tendo sido o custo da anestesia/hipnose de 300 dólares.
O estudo demonstrou também que:
1) o uso da hipnose/anestesia reduziu o tempo de permanência na sala durante a intervenção;
2) que ainda era viável e eficaz em termos de custos o uso da hipnose/anestesia, mesmo demorando
58,2 minutos mais do o que o tempo necessário para uma intervenção média;
3) outra razão de eficácia em termos de custo, o uso da hipnose/anestesia é o facto de a hipnose ter um custo menor do que a anestesia.
Outros estudos de custo/benefício foram realizados posteriormente, tendo em atenção o aumento do custo com a assistência médica.
É importante para os utentes saber da existência de outras alternativas atraentes em termos económicos.

Fonte:naturalnews.com
Tradução livre de PCOV
http://www.hypnoclinica.com/Noticias/Hipnoseanestesia.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário